JÓIAS, PESSOAS, FASHION, DICAS

domingo, 10 de junho de 2012

MULHERES QUE MUDARAM O MUNDO: JOANA D`ARC


Ficheiro:Joan of arc miniature graded.jpg
Joan of Arc,  pintado entre 1450 e 1500, óleo sobre tela, exposto no Centre Historique des Archives Nationales, Paris.
Fonte: Winkipedia
Santa Joana d'Arc também chamada de de donzela de Orléans é a Santa Padroeira da França e foi uma heroína da Guerra dos Cem Anos, durante a qual ela tomou partido pelos ARMAGNACS,  na luta contra o BORGUINHÕES e seus aliados ingleses. 
Descendente de camponeses,  foi uma mártir francesa canonizada em 1920, quase cinco séculos após ter sido queimada viva. Segundo a escritora Irène Kuhn, Joana  d´Arc foi esquecida pela história até o século XIX, quando a França a redescobriu.
Tratada como uma bruxa por Shakespeare, ridicularizada por Voltaire, após a Revolução Francesa o partido monárquico trouxe de volta suas boas lembranças.
Em maio de 1920, cerca de 500 anos depois de sua morte, Joana d'Arc foi definitivamente reabilitada, sendo canonizada pelo Papa Bento XV - era a Santa Joana d'Arc. A canonização traduzia o desejo da Santa Sé de estender pontes para a França republicana, laica e nacionalista. Em 1922 foi declarada padroeira da França e sua imagem, imortalizada em inúmeros monumentos e estátuas, permanece como testemunha do milagre que pode  realizar uma pessoa, ainda que animada apenas pela energia de suas convicções, mesmo adolescente, pastora e analfabeta, de modo que seu exemplo guarda um valor universal.


Gravura de 1505



Nenhum comentário:

Postar um comentário