JÓIAS, PESSOAS, FASHION, DICAS

sábado, 28 de abril de 2012

MULHERES QUE MUDARAM O MUNDO: NEFERTITI

~


O nome "Nefertiti" significa "a mais Bela chegou". Tal rainha, cuja origem de nascença não se sabe ao certo, mas acredita-se que egípcia, governou o Egito junto com seu marido, o faraó AKHENATON e alterou as crenças religiosas de seu povo para o monoteísmo, levando-os a louvar o sol ao invés da lua.

Durante os primeiros anos de seu reino, Nefertiti parece ter se enfeitado com a insígnia das rainhas. Ela é descrita vestindo coroas e perucas decoradas com chifres de boi, plumas e um disco solar — características associadas ao culto da deusa Hathor. Mais tarde, em Amarna, a nova capital real, ela veste uma coroa azul e alta de topo plana, que lembra a coroa de guerra de Akhenaton, do famoso "busto de Berlim". Ocasionalmente, ela também era vista usando uma coroa bem ajustada. E às vezes a linda rainha vestia um tipo de lenço na cabeça conhecido como "khat".
Em outros relevos antigos, Nefertiti aparece com um arranjo de cabelo chamado de "peruca afilada nubiana". Isto consiste num número de camadas de cachos e tranças amontoados um em cima do outro, originalmente usado somente pelos homens do exército real.
A testa da rainha é freqüentemente decorada pela serpente dupla de uraeus, o emblema de sua soberania sobre as Duas Terras, Egito alto e baixo.
Os relevos no sarcófago de Akhenaton mostram a esposa real usando um manto de pregas. Ela também usa uma peruca de cabelo ondulado, um uraeus duplo, e uma coroa elaborada com um disco de sol, um friso de cobra e duas plumas altas.
Como outros membros da casta aristocrática, Nefertiti não apenas usou jóias, perucas e roupas ajustadas e apropriadas, mas também cosméticos usados para realçar sua beleza natural. As mulheres daqueles dias desenhavam uma linha preta grossa ao longo da pálpebra e bem para fora dos olhos. Para os Egípcios Antigos esta linha era associada à pureza ritual. Malaquita verde, moída a pó, e esfregada junto com gordura para fazer uma pasta cremosa, era aplicado s pálpebras. As mulheres também usavam rouge, como várias descrições atestam. Outra substância importante de cosmético era o batom. Ele contava com as mesmas substâncias ocres do rouge, e misturava óleo de semente de alface.

Nenhum comentário:

Postar um comentário