JÓIAS, PESSOAS, FASHION, DICAS

sábado, 24 de março de 2012

LILY SAFRA, ÍCONE DE ELEGÂNCIA, LEILOA SUAS JÓIAS EM PROL DE ENTIDADES FILANTRÓPICAS








(Reuters) - As joias pertencentes à socialite brasileira Lily Safra podem alcançar mais de 20 milhões de dólares em um leilão beneficente marcado para maio, que ajudará 20 entidades escolhidas por ela, disse a casa Christie's na terça-feira.
As 70 joias, que serão leiloadas em 14 de maio em Genebra, incluem diamantes, rubis e safiras, além de peças antigas datadas do final do século 18.
"Essa coleção de joias reflete o gosto refinado dela e sua evolução ao longo de cinco décadas, dos anos 1970 ao presente", disse a Christie's em nota.
Há 18 peças desenhadas pelo joalheiro norte-americano radicado em Paris Joel Arthur Rosenthal, conhecido como JAR, o que faz dessa "a maior coleção privada de criações de JAR a ser oferecida em um leilão".
A maioria das joias foi criada por ele especificamente para Lily, viúva do banqueiro Edmond Safra. Esse joalheiro costuma produzir cerca de 70 a 80 peças por ano.
Os trabalhos incluem um broche de rubi e diamantes em formato de camélia, de 2003, que pode alcançar de 1,2 a 1,5 milhão de dólares, segundo a Christie's. Esse broche traz uma característica de JAR, que é a colocação de pequenas pedras muito próximas umas das outras, criando um "pavimento".
"Deve ser uma coleção excepcional, porque Lily Safra e seu falecido marido Edmond Safra não só tinham meios ilimitados como também um excelente gosto para a arte", disse à Reuters o comerciante independente de joias Eric Valdieu, de Genebra, ex-funcionário da Christie's.
Em junho passado, Lily Safra vendeu, pela rival Sotheby's, sua coleção de obras de arte, móveis, pratarias e objetos decorativos, arrecadando 45 milhões de dólares.
Mas Valdieu disse que seria natural que ela entregasse a coleção de joias à Christie's, empresa pertencente ao bilionário francês François Pinault, dada a íntima relação mantida pelo casal Safra nos últimos 30 anos com François Curiel, diretor internacional do seu departamento de joalheria.
"Depois de Liz Taylor, Lily Safra - coleções emblemáticas estão sendo dispersadas agora", disse Valdieu, que também é gestor do fundo de investimentos luxemburguês Divine Jewels.
O casal Safra ficou conhecido por seu trabalho filantrópico, incluindo a construção da praça Safra, em Jerusalém, e doações ao Louvre, em Paris, onde uma galeria leva o nome deles.
Entre os beneficiários apontados por Lily Safra para o leilão estão a Fundação Elton John para a Aids, a Royal Opera House de Londres e várias instituições que fazem pesquisas sobre o mal de Parkinson, doença degenerativa que acometeu Edmond Safra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário