JÓIAS, PESSOAS, FASHION, DICAS

sexta-feira, 19 de março de 2010

PÉROLA, A FILHA DA LUA

PÉROLA – A FILHA DA LUA

A primeira classificação que se aplica à pérola é entre pérolas naturais e pérolas cultivadas.
A pérola natural é o produto de um acidente natural: um grão de areia, larva ou parasita penetra na ostra e nela se aloja. A ostra, como reação ao intruso, começa a secretar uma substância chamada conchiolina e acima desta produz camadas e camadas de nácar que contém principalmente o carbonato de cálcio , ou madrepérola (concha dos moluscos) que envolvem totalmente o corpo estranho, dando forma à pérola.

A pérola cultivada é um produto natural, produzido por um molusco exatamente da maneira como se produz uma pérola natural.

Os grandes produtores de pérolas cultivadas do mar são Austrália, China, Polinésia Francesa, Japão, Indonésia, Coréia e as Filipinas. Pelo fato de surgirem em número de uma ou duas de cada vez, as pérolas de água salgada são mais caras do que as de água doce ( em cujo molusco de produzem de 15 a 20 pérolas por vez).

As pérolas de água doce mais conhecidas são as do lago Biwa no Japão, que infelizmente está cessando sua produção: em compensação a China está ampliando a sua, produzindo pérolas em vários formatos, inclusive redondas em várias tonalidades de cor.

As pérolas cultivadas são encontradas numa grande variedade de cores, com laranja-claro, médio e escuro, lilás, violeta, roxo, azul, bege, marrom, tons esverdeados, dourados, rosadas, cinza e preto.

Entre as suas categorias mais importantes:
1) Akoya: São consideradas as mais perfeitas entre as pérolas cultivadas. São perfeitamente redondas, seu lustre ou nácar é intenso, o que as tornam muito apreciadas. Chegam a 10 mm e os seus preços são bem altos. Produzidas no Japão e China.

2) Mares do Sul (South Sea) : Estas são as maiores pérolas produzidas por cultivo, chegam quase aos 18 mm.
São cultivadas por mais tempo do que as outras pérolas, têm mais camadas de nácar e seus preços são altíssimos. Seu maior produtor é a Austrália.
3) Pérolas Negras: As pérolas negras cultivadas são pérolas grandes em cores naturais que vão do cinza ao preto e que podem ir dos 8 até os 14 mm. Sua cor mais procurada é o verde- pavão (cor negra com reflexos esverdeados e róseos). São raras e muito caras, especialmente sua cor é natural. O Taiti é o líder mundial na produção da melhores pérolas negras

Nenhum comentário:

Postar um comentário